Coincidências não existem
Dizem que rir demais dá rugas, que comer carboidrato a noite engorda e que passar embaixo de uma escada dá azar. Como as pessoas dizem! Dizeres e saberes nunca vividos, nunca sentidos.
O orkut pergunta quem sou eu, aí vem aquele monte de dizeres. Há aqueles que lêem uma frase bela e inteligente e assim definem-se, os que se identificam com a letra de uma música e outros que querem ser invisíveis (me pergunto o que essa pessoa faz no orkut, um site de relacionamento, narcíseo, meramente voyeurismo da massa). Pessoas gritam por visibilidade, até aquele tímido com poucos amigos, ou o metido a intelectual, dito auto-suficiente, seguidor dos mais renomados filósofos, poetas da atualidade.
Então, chegam aos meus ouvidos, mais dizeres: “Não acredito que você conhece meu primo?”, “Nossa, já beijei essa garota!” ou “Ele fazia inglês comigo. Que coincidência!”.
UM MINUTO MINHA GENTE! Coincidências não existem. O orkut é a prova cabal disso, o que existe é renda mal distribuída. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios sobre acesso a Internet, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 79% da população nunca acessou a Internet. Apenas 21% já esteve, pelo menos uma vez, on-line.. A maioria dos internautas em média tem mais de 10 anos de estudo e possuem renda mais elevada. Por isso, a escolaridade e renda estão associadas ao perfil de quem conhece o mundo virtual. Muitas pessoas não têm condições de ter computador, que é um bem caro, assim como acesso à internet.
É tão mágico acreditar que o mundo é pequeno e que as coisas acontecem por alguma razão possivelmente sobrenatural, que eu mesmo me espanto quando me deparo com pessoas em comum na rede orkut. De repente o mais correto seria falar que no Brasil, pais da desigualdade social, o acesso à internet reduz o mundo, uma vez que os únicos a terem acesso a esta são uma minoria.
Para informações mais detalhadas acesse: www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet/defaulttab_hist.shtm
2 Comentários:
Não vou comentar por aqui, te mando minha opinião por scrap.
nossa, fiquei curiosa!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial