A busca frenética pelo trabalho
Thaísa Falcão
Trabalho. Estágio. Salário. Independência (financeira e pessoal).
Estive pensando durante o trajeto que fazia da estação Vergueiro do metrô até a estação Santa Cecília, minha casa… Será que todo tipo de trabalho é válido ou só aquele direcionado à minha formação acadêmica? Me refiro em relação a crescimento, experiência, vivência, entre outros aspectos. A dúvida se fez após eu conseguir um trabalho que nada tem a ver com Jornalismo.
Todo mundo deseja conquistar a independência financeira, pessoal e a realização profissional. Mas agora, será que alguém formada em Jornalismo alcança isso trabalhando em uma loja no shopping Pátio Higienópolis? Ou numa loja de roupas? Ou então em monitor de formatura? Talvez com trabalhos desses, que não se enquadram no nosso perfil de formação acadêmica, nos tragam sim uma experiência enorme de vida, aprendizado e nos levam sim a nossa independência.
Hoje, a procura constante de um estágio em Jornalismo me levou a perceber como o mercado está bastante fechado, restrito, competitivo e difícil. Quando conseguimos nem sempre nos sentimos satisfeitos. Trabalhamos feito escravos em troca de um mísero salário. Mas ai vem a questão: experiência! É só desta maneira que vamos colocar em prática tudo que aprendemos durante todos os anos de faculdade. É somente desta forma que crescemos dentro do ramo e ganhamos credibilidade e nome para em um futuro sermos reconhecidos dentro da profissão.
Por outro lado, com um trabalho que não se dirige a área jornalística, estou ganhando um salário bom, que me deixa satisfeita e que também está me trazendo bastante aprendizado. Estou convivendo com diversas pessoas, estou tendo que saber lidar com situações que antes não havia passado. Estou tendo o prazer e a satisfação de receber o salário e me sentir competênte por aquilo que fiz. Minha recompensa. E assim, vou buscar sempre crescer cada vez mais, dentro da área que for, pra um dia por dizer: sou independente, conquistei isso por mim mesma!
Então ai continua minha dúvida. O que será mais válido? Deixar um trabalho que me agrade, que me divirta, que me dê um bom retorno, para continuar a frenética busca por um estágio em jornalismo, onde serei um pouco explorada, pressionada, testada e com um salário modesto. Ou deixar como está e levar esse trabalho de um ramo completamente diferente adiante?
É, acho que a dúvida ainda vai pairar por um bom tempo no ar…
1 Comentários:
Inclusive, se alguém souber de alguma vaga no período vespertino, prazer, meu nome é Fernanda.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial