<$BlogMetaData$

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cadê a cidadania?

Thaísa Falcão

É inacreditável, ver nos dias de hoje a importância que damos aos nossos fiéis companheiros do que ao cidadão que passa fome e frio na calçada da nossa casa.
Navegando pelos sites da internet, fiquei pasma ao ler três notícias que me deixaram chocadas em relação a esse assunto.

Não movemos um dedo para ajudar o outro, e não nos damos ao trabalho de tentar melhorar essa realidade se ela não nos atinge, já para enfeitar e paparicar nossos amiguinhos, chegamos ao ponto de comprar até perucas para cães e gatos. Uma loja nos Estados Unidos, chamada Wiggles, especializada nessa essa atividade, lá pode-se encontrar desde perucas de cores chocantes e coloridas até perucas de rastafari. As perucas mais baratas custam por volta de R$ 50,00.
Compramos perucas pra cachorro, levamos nosso Poodle para tomar banho dofurô com sais e essências, gastamos fortunas com escovas de chocolate para Maltês, mais não somos capazes de dar sequer R$1,00 para o garotinho que te pede por um prato de comida. Confesso que não dou dinheiro, prefiro dar um prato de comida, ou comprar algo para dar de comer. Mas alguma coisa faço! Agora, lojas especializadas pra artigos caninos? Docerias, taxis caninos e até motéis? Onde foi parar nosso senso de cidadania? Não sou a favor de maltratar os animais, mas daí deixarmos de ter uma preocupação com o próximo e fazer o bem a outra pessoa, já acho desumano.

8 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Não sei se concordo muito com isso, gente.
É certo que o comércio para animais é enorme,exagerado e na sua maioria ridículo, mas não acredito que isso interfira muito nas questões sociais do páis.

Já ouvi inúmeras críticas a respeito do que penso sobre a esmola, pq levo ao extremo e sou completamente contra.
E acredito que ser contra, é o maior ato de cidadania que posso cumprir neste caso, pq esmola (comida, dinheiro ou qualquer outro artigo) para mim está longe de ser caridade.

27 de setembro de 2008 às 14:10  
Blogger Fernanda Frozza disse...

Não concordo também.

Uma coisa é ser consciente e ajudar as pessoas, outra é dar dinheiro para o menino do sinal.

Fato que é desnecessário todo esse "perequetê" para animais e entendo que você quis mostrar tamanha desigualdade e contraste existentes no mundo, mas a associação feita foi no mínimo, confusa.

8 de outubro de 2008 às 19:52  
Blogger Paula Capobianco disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

8 de outubro de 2008 às 20:03  
Blogger Emily Divino disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8 de outubro de 2008 às 20:06  
Blogger Fernanda Frozza disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

8 de outubro de 2008 às 20:10  
Blogger Emily Divino disse...

Eu também não concordo com sua analogia. A cidadania é muito abrangente para se restringir apenas às pessoas que tem um cuidado exagerado com cães, sem dúvida, elas existem, mas é a minoria, assim como o rico nesse país.
E dar esmola não é a melhor solução, eu acabo dando porque sou extremamente "mole", mas eu sei que não é a atitude mais correta. Afinal de contas, tem mil instituições sérias que precisam de doações de recursos e de tempo também das pessoas.

8 de outubro de 2008 às 20:11  
Blogger Fernanda Frozza disse...

A Emily é "mole" mesmo. Ela entrega o cartão e passa a senha, se bobear.

8 de outubro de 2008 às 20:13  
Blogger Unknown disse...

Emily, voce sabe ser durona, não vem que não tem!

8 de outubro de 2008 às 23:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial